terça-feira, 17 de agosto de 2010

PLANO DE AÇÃO – Elaboração de Projetos

Tema: Elaboração de Projetos
Objetivos:
- Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
- Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico;
- Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
- Planejar e desenvolver o Projeto de Tecnologia no currículo.

Público alvo: professores das escolas públicas do município de Terra Nova do Norte.

Demanda: 120 professores
Eixos conceituais:
- Projeto
- Currículo
- Tecnologia

Conteúdos
- Projeto: - Visão histórica
- Projeto e uso das tecnologias
- Distintas instâncias de projeto na escola
- Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de aprendizagem
- Exemplos de projetos
- Elaboração de Projetos
- Currículo: - Concepções e tendências
- Integração das tecnologias ao currículo
- Currículo por projetos
- Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos
- Desenvolvimento do projeto em sala de aula
- Tecnologia: - Projetos e tecnologia
- Currículo na ação
- mapas conceituais
Princípios norteadores da abordagem pedagógica:
- Interação, como foco nas relações entre os professores, dos professores com o formador e com os objetos de conhecimento;
- Articulação entre o desenvolvimento do domínio da tecnologia, a prática pedagógica e as teorias educacionais;

Estratégias pedagógicas:
- A Formação Continuada será organizada com 40 horas, sendo 20h presenciais, divididas em 4h cada; e 20h à distância, de maio a outubro; sendo estruturada de acordo com as condições de espaço e tempo no contexto de cada escola;
- Garantir um clima acolhedor desde o primeiro encontro, possibilitando assim que os professores tenham a liberdade de se expor e tirar dúvidas, socializar experiências, evitando a desistência;
- Socialização de sugestões de estudo, de organização de horários para a realização das atividades à distância, de valorização da autonomia do cursista de forma que se constitua um protagonista de seus processos de aprendizagem, possibilitando assim, que haja maior aproveitamento do curso;
- Todos os estudos, as discussões e produções se desenvolverão considerando a articulação entre a experiência pedagógica do professor, as teorias educacionais e o desenvolvimento de projetos com o uso integrado de mídias e tecnologias. Um processo de formação na ação, que se realiza no espaço concreto da escola e da prática pedagógica.
- Os professores terão acesso ao material impresso e digitalizado, bem como a sequenciação das atividades organizadas para cada encontro com antecedência;
- Constantemente será reforçada aos professores a importância das leituras complementares para o aprofundamento dos temas estudados, bem como a insistência de que os mesmos precisam se manifestar em relação às dificuldades e dúvidas, estas fazem parte de todos os processos de aprendizagem e são oportunidades para desenvolver novas habilidades e competências e construir conhecimento;
- Garantir o retorno constante aos professores acerca das atividades feitas a distância, sugerindo revisões, retorno às leituras ou retomada das atividades; isso de forma construtiva, através de email, telefone, MSN e Skype;
- Durante as discussões em grupo ou no grande grupo, garantir que haja uma discussão horizontal entre todos;
- Para que haja interação entre os participantes será criado um blog, vinculado ao do NTM (o responsável será o monitor do laboratório de informática), por escola para a postagem das produções feitas;
- Organização e publicação de um livreto com as produções dos professores.

Sequência das ações:
1º- Encontro - Projeto pessoal e as teorias de aprendizagem defendidas por educadores

1- Apresentação de slide: “Projeto de vida”;
2- Leitura oral e discussão no grande grupo do texto “Projeto de vida”;
3- Vídeo: “Vantagens de ser bobo”;
4- Apresentação de uma linha do tempo acerca de vários educadores que influenciaram o processo de educação – Johan Pestalozzi, Friedrich Froebel, Ovide Dicrolly, Maria Montessori, John Dewy, Willian Kilpatrick, Celestin Freinet; Jean Piaget e Lev Vygotsky;
5- Estudo mais aprofundado sobre as teorias defendidas por Paulo Freire, Fernando Hernándes e Maria Elisabette Brisola Brito Prado, em grupos;
6- Apresentação oral das discussões;
7- Vídeo: “Pedagogia da Autonomia”;
8- Vídeo: “Você é o fruto de suas escolhas”;
9- Comentários e encaminhamento da atividade a distância;
10- Mensagem final: Vídeo da música: “O que é o que é”.

Atividades à distância:

a) Escrever o projeto de vida, utilizando um gênero textual de sua escolha;
b) Escreva um texto relacionando as teorias dos pensadores com sua prática pedagógica.


2º Encontro – Pedagogia de Projetos

1- Vídeo: “Mercedes Sosa”;
2- Apresentação de slides: “Projetos”;
3- Estudo em grupos das temáticas abordadas – Pedagogia de Projetos;
4- Exploração de um Banco de Projetos no lab. inf. educ.(sites e arquivo).

Atividade à distância:
a) Elaboração de um projeto interdisciplinar para ser desenvolvido na escola.


3º Encontro – Currículo

1- Vídeo Pink Floyd;
2- Estudos em grupo sobre o tema Currículo;
3- Apresentação das discussões feitas pelos grupos;
4- Socialização das propostas de projeto elaboradas a distância;
5- Avaliação.

Atividade à distância: continuidade da atividade do encontro anterior – projeto

4º encontro – Continuidade

1- Vídeo: Gladiador;
2- Continuidade dos estudos sobre o tema Currículo, em grupos;
3- Apresentação das discussões feitas pelos grupos;
4- Vídeo: “Vida Maria”;
5- Comentários finais.

Atividade à distância:
a) Escrever um artigo (com citações e suas devidas referências) sobre currículo, tecnologia e a função social da escola, focalizando o projeto em desenvolvimento na mesma.


5º encontro – Tecnologia/ Mapas conceituais

1- Estudo de textos sobre a importância dos mapas conceituais na construção do conhecimento;
2- Socialização das discussões, no grande grupo;
3- Vídeo: “Apresentação de mapas conceituais”;
4- Exercício de mapa conceitual utilizando o datashow;
5- Exercício individual no computador, utilizando o software CmapTools, sobre mapa conceitual;
6- Avaliação.

Atividade à distância:
a) Mapa do projeto interdisciplinar elaborado na atividade a distância – 2º encontro;


Obs: - A programação de cada encontro foi planejada, considerando 4h cada;
- Os textos para leitura serão encaminhados com antecedência;
- Considerando a necessidade e realidade de cada turma, os encaminhamentos planejados poderão ser revistos;
- Todas as atividades realizadas pelos professores serão publicadas no blog de cada escola, sob responsabilidade do técnico do LIED e no blog do NTM, pelo secretário do mesmo.

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