sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tema: Os Cupins Subterrâneos



Profª Maria Valdety
E.M. Norberto Schwantes
Público Alvo: 4ª série
Justificativa
A principal função do trabalho é que os alunos tenham um conhecimento específico, como é que os cupins formam suas casas e como é que eles vivem. Os cupins subterrâneos estão tomando conta da pastagem das propriedades em que os alunos desta comunidade se encontram. A nossa preocupação através desta pesquisa é descobrir como fazer para acabar com esta espécie de cupim, sem ter que fazer o uso de produtos tóxicos.

Objetivos
· Conhecer as espécies de cupins subterrâneos presentes em nossa região e que eles possam perceber a diferenças entre suas casas, além de observarem o modo como eles vivem.
· Pesquisar usando recursos tecnológicos tais como computador, internet e outros programas como tux paint e writer para registrar os conhecimentos.
Metodologia
- Este trabalho foi realizado através de um diálogo com os alunos da 4ª série, onde a problemática surgiu da curiosidade deles em fazer uma pesquisa para saber como fazer para terminar com os cupins que estão destruindo suas propriedades.
- Através desse diálogo foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos para observar como é formada a casa dos cupins. Depois da pesquisa em campo, os alunos pesquisaram na internet as formas naturais de combate a esta praga, produziram texto e representaram em forma de desenhos.
Cronograma
· No dia 27/08/2010, os alunos da 4ª série saíram para uma pesquisa de campo, para observar como são formadas as casas dos cupins.
· No dia 30/08/2010, foi discutido com os alunos sobre como terminar com esses tipos de cupins subterrâneos.
· No dia 10/09/2010 fomos fazer o uso dos recursos tecnológicos, como por exemplo, o laboratório de informática pesquisando na internet as formas de combate natural aos cupins subterrâneos.
· No dia 13/09/2010 fizeram textos, desenhos e digitaram seus textos.
· No dia 15/09/2010 tivemos outra discussão sobre os cupins onde eles continuaram produzindo textos e desenhos para pôr em mural.
Avaliação
Será feita através do desenvolvimento de cada um após a realização de seus trabalhos, exemplo suas produções textuais e desenhos.
Bibliografia
PAULO, Wilson Roberto, Biologia seres vivos. Ática, 1 ed, 2008.
Cupim, insetotec. Disponível em:www.insetotec.com.br. Acesso em 10 sets 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário